Consulta SCPC

  • Calendário empresarial
  • Certificado Digital
  • Facebook

67 3461-1436

Avenida Iguatemi, 125 - Naviraí - MS - acen@acen.com.br

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

PARCEIROS

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE DIVERSOS SETORES IRÃO SE REUNIR NA ACEN PARA TRATAR ASSUNTOS DA USINA INFINITY

Uma reunião envolvendo representações de diversos setores da sociedade naviraiense está sendo convocada para acontecer às 19h de amanhã (quinta-feira). O evento deve acontecer no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Acen).

A situação é de desespero e os pagamentos vem sendo atrasados por dois meses. O referente a maio só foi pago no dia 26 de junho, após protestos e fechamentos de rodovias. Neste final de semana novamente haverá o acumulo de dois meses. A situação vem se repetindo desde o início deste ano.

Há trabalhadores com férias duas ou três férias vencidas, acertos salariais para mais de 1,5 mil demitidos ainda não foram pagos. Cerca de mil trabalhadores ainda continuam com vínculo empregatício com a indústria cujo controle acionário é do grupo Bertin (de Lins - SP, que detém 70 por cento do controle acionário).

O dinheiro referente a contribuição ao Fundo de Garantia por Tempo de serviço não vem sendo depositados há anos nas contas de cada trabalhador, o que inviabiliza o pagamento do seguro-desemprego

FOME E INADIMPLÊNCIA 
Na reunião, empresários, sindicalistas, líderes de bairros e alguns vereadores que estão mobilizados devem eleger uma comissão para organizar uma campanha de arrecadação de donativos.

Um cadastro de trabalhadores da indústria e da unidade agrícola já começou a ser feito pelo sindicato, como revela o presidente Altair Custódio.

Sem dinheiro, falta alimentos em muitos lares, compromissos como o pagamento de contas energia e água não vem sendo feitos e estes serviços essenciais podem ser cortados e muitos lares. Leite e gás também começam a faltar nas casas dos trabalhadores. Prestações de casas, terrenos e nas lojas da cidade começam a ser atrasados.

O comércio de Naviraí já sentia o impacto da crise nacional e o impacto agora é muito maior. A Prefeitura também sente os efeitos da retração e o índice de distribuição do rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para 2016 caiu para 1,82% do bolo arrecadado no Estado (neste ano Naviraí tem direito a receber 2,2%, número que é é calculado até o dia 30 de junho do ano anterior).

A situação é grave e a Usina Naviraí acumula dívidas de R$ 1,9 milhão, e se o grupo Bertin quiser voltar a moer cana para produzir açúcar e álcool, só deve ter cana plantada em no máximo 10 mil hectares plantados, quando precisa de cerca de 30 mil a 35 mil hectares. Porém, os produtores não querem saber de fazer novos contrato com o grupo Infinity Bio Energy.




<< Voltar

Associação Comercial e Empresarial de Naviraí
Avenida Iguatemi, 125 - Centro - Naviraí/MS - acen@acen.com.br

(67) 3461-1436

Sophus