Notícias

  • Fev

    21

    2024

Por que ter uma visão estratégica de Marketing é essencial para o sucesso do seu negócio

Foto

Apesar de ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, a área de Marketing ainda enfrenta grandes dificuldades para ganhar a expressividade necessária nas empresas brasileiras. Isso se deve, em grande parte, ao desconhecimento de gestores e diretores em relação ao papel estratégico do Marketing que deve perpassar todos os setores de uma empresa.

Conforme um levantamento realizado pela Web Estratégia com 1.024 companhias brasileiras, mais da metade das empresas tem dificuldade de desenvolver estratégias de marketing adequadas. Essa realidade é perceptível especialmente em áreas mais específicas, como o Marketing Digital, e tem impacto direto sobre os resultados do negócio.

De acordo com a professora Carla Ramos, PhD em Management pela University of Bath (Reino Unido) na área de Marketing e professora associada de Marketing do Insper, ainda é comum entre diretores e gestores – e mesmo entre profissionais de Marketing – a ideia de que essa área está voltada apenas para a comunicação da empresa. 

“Muitos profissionais experientes ainda nutrem a ideia de que o Marketing se resume a Comunicação, RP ou vendas. Essa é uma abordagem já superada, mais operacional ou tática, na qual falta uma visão estratégica”, explica a especialista. “Assumir uma visão estratégica de Marketing é entender que o Marketing deve ser transversal a tudo o que é feito na empresa, que deve estar presente em todas as etapas do negócio”, acrescenta.

Essa carência na adoção de estratégias de marketing eficientes e pragmáticas é perceptível ao mesmo tempo em que o Marketing ganha cada vez mais relevância no mercado: segundo a pesquisa 2022 Marketing Investment Forecast, espera-se que os valores investidos em Marketing por empresas de todo o mundo cresçam pelo menos 30% até 2025.

Dessa maneira, fatores como a comunicação com o público, o posicionamento, a transparência e a reputação da marca nunca foram tão primordiais para a definição de bons resultados. 

É extremamente importante, assim, que líderes, gestores e diretores tenham uma boa noção conceitual e técnica sobre o Marketing e entendam a sua importância enquanto elemento fundamental para o sucesso de uma empresa.

 

Fonte:https://administradores.com.br/noticias/por-que-ter-uma-visao-estrategica-de-marketing-e-essencial-para-o-sucesso-do-seu-negocio